Escolha da Semana 3, Segunda Etapa 2018: Master Yi Muito mais do que apenas Ataque Alfa. Wuju? É pra jacu!.
Irritado e inconformado, você fecha o seu Cliente do LoL.
- Mais um Master Yi acabando com o jogo. Falei pra banirem isso, você reclama.
- Vou assistir o CBLoL que eu ganho mais.
- Mais um Master Yi acabando com o jogo. Falei pra banirem isso, você reclama.
- Vou assistir o CBLoL que eu ganho mais.
“WUJU? É PRA JACU!” – Grita uma voz nos Picks e Bans
“NANI???” – Você exclama, não é possível!
Mas é sim. Neste final de semana, o Master Yi decidiu sair da Solo Queue e invadir o competitivo. Nas duas partidas que ele apareceu, foi o grande carregador da equipe, e venceu em ambas. Até por isso virou alvo e foi banido cinco vezes nas outras partidas da rodada.
Algumas coisas parecem estranhas neste meta atual, mas a estratégia com o Master Yi é bem semelhante a outras utilizadas – Braum mide Kayle mid, por exemplo. É o que chamamos de “funil de ouro”, basicamente colocar um Suporte no meio ou na selva e dar todos os seus recursos para o carregador, Master Yi neste caso. Assim, ele consegue comprar os seus itens mais rápido e chegar no seu pico de poder antes, causando toneladas de dano sem o adversário estar pronto para se defender.
Ok, mas por que escolher o Master Yi? É um Campeão simples e que precisa apenas ativar a ult (Highlander) e sair dando Q (Ataque Alfa) e auto-ataque, não?
Não é muito bem assim. O grande brilho do nosso odiado Espadachim Wuju na Solo Queue se deve muito mais à comunicação – ou a falta dela, no caso – do que propriamente pelo gameplay do Campeão. É necessário uma coordenação precisa para frear o ímpeto do Yi de apenas coletar abate após abate durante as lutas em equipe nos nossos jogos diários.
Já no cenário competitivo, caso ele não se encaixe em uma estratégia eficaz e esteja nas mãos de alguém capaz e que conheça as suas estratégias individuais, é muito fácil algo dar errado. E é aqui que entra o brilho dos companheiros do Yi.
Tanto na partida de CNB x ProGaming quanto em IDM x Keyd, o Master Yi tinha o apoio de dois Suportes: Taric + Karma (na CNB) ou Rakan (IDM). Uma das maneiras de controlar o Yi é virar o foco nele assim que ele engaja com o Ataque Alfa, e aqui a ult do Taric previne qualquer dano ao carregador. Já a Karma além de protegê-lo com escudo e mais velocidade de movimento, concede velocidade de ataque ao fazer o Turíbulo Ardente. Rakan é uma mecânica melhor para iniciar e chamar o foco dos adversários, permitindo a entrada do Yi de uma maneira mais eficaz.
Agora, é preciso olhar as minúcias de uma luta em equipes do competitivo para entender o quão bem os jogadores estão preparados para utilizar o Espadachim Wuju. Outra forma de pará-lo é focar os controles de grupo (CC) nele, e por isso em ambas as partidas do CBLoL o Jax foi uma escolha prioritária. No entanto, quando utiliza o Ataque Alfa, o Master Yi fica inalvejável, e consegue desviar de habilidades como o Contra-Ataque do Jax e a Fissura Glacial do Braum, como Robo fez neste lance:
“A gente treinou muito com o Master Yi até masterizar o Campeão”, disse o Topo da CNB. “Testei ele diversas vezes para estar pronto para desviar de habilidades com o Ataque Alfa. Ainda há espaço para melhorarmos, já que não fiz o truque de cancelamento de recarga do auto-ataque com o Meditar”.
Eoq?
Calma, explico. Este combo que Robo falou é desconhecido pela maioria dos jogadores que não jogam com o Master Yi, e é preciso passarmos por algumas coisas antes. Primeiro, sua passiva faz com que a cada três auto-ataques consecutivos, o próximo seja um ataque duplo. Junte isso com o fato do W (Meditar) cancelar a recarga do auto-ataque e você tem um combo poderoso para causar muito dano em pouco tempo.
Passo a passo:
1. Três auto ataques, o que habilita a passiva (ataque duplo)
2. Logo após o terceiro, ative o Meditar (W)
3. Cancele imediatamente o Meditar atacando o alvo com a passiva já ativa do passo 1
4. Ataque Alfa (Q)
5. Auto ataque simples.
1. Três auto ataques, o que habilita a passiva (ataque duplo)
2. Logo após o terceiro, ative o Meditar (W)
3. Cancele imediatamente o Meditar atacando o alvo com a passiva já ativa do passo 1
4. Ataque Alfa (Q)
5. Auto ataque simples.
Para uma visualização ainda melhor, cheque este vídeo do canal “jetkey”, no YouTube:
Ok Riot, o Campeão é forte, mas como vou pará-lo?!
Amanhã, o nosso preciso analista gstv escreverá a sua coluna falando em maneiras de controlar o Espadachim Wuju. Fique atento ao LoL Esports BR para frustrar os futuros jogadores de Master Yi.
Como dissemos, o Master Yi foi escolhido duas vezes no final de semana e venceu as duas partidas. Veja algumas das melhores jogadas dele na terceira rodada:
Comentários
Postar um comentário